Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CIA tem áudio de príncipe saudita falando de jornalista

Mohammed bin Salman pediu para irmão "silenciar" Kashoggi

CIA tem áudio de príncipe saudita falando de jornalista
Notícias ao Minuto Brasil

11:44 - 22/11/18 por Ansa

Mundo Prova

A CIA estaria em posse de um áudio de um telefonema em que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, teria dado instruções para "silenciar o mais rápido possível" o jornalista Jamal Khashoggi, de acordo com uma reportagem publicada hoje (22) pelo jornal turco "Hurriyet Daily News".

A instrução teria sido passada em um telefonema ao irmão Khaled, que é embaixador saudita nos EUA. Durante uma visita em outubro a Ancara, a diretora da CIA, Gina Haspel, chegou a comentar com as autoridades turcas que a agência teria esse áudio.

+ Carro atropela estudantes e mata 5 crianças na China

Na última sexta-feira (16), o jornal "The Washington Post", para o qual Kashoggi trabalhava, publicou, citando fontes sigilosas, que a CIA teria concluído que o príncipe herdeiro foi o mandante do assassinato. Crítico do governo, Kamal Kashoggi foi morto no dia 2 de outubro, dentro do consulado saudita em Istambul, na Turquia.

Ele tinha ido à sede diplomática para pegar documentos para se casar com sua namorada turca. O governo saudita admite que o jornalista morreu dentro do consulado, mas nega qualquer envolvimento do príncipe no crime.

Em um primeiro momento, Riad alegou que o Kashoggi se envolvera em uma briga. Depois, confessou que havia ocorrido um assassinato premeditado. (ANSA)

Campo obrigatório