Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela pede extradição de ex-aliado de Chávez

O procurador revelou ter pedido a captura de Alejandro Andrade à Interpol

Venezuela pede extradição de ex-aliado de Chávez
Notícias ao Minuto Brasil

21:37 - 22/11/18 por Folhapress

Mundo Alejandro Andrade

A Venezuela pediu aos Estados Unidos a extradição de Alejandro Andrade, ex-secretário do Tesouro no governo de Hugo Chávez (1954-2013).

Andrade está sendo processado nos EUA e admitiu ter recebido US$ 1 bilhão (R$ 6,85 bilhões) em propina, por facilitar a compra ilegal de dólares a valores abaixo do mercado.

"Esperamos que os EUA entreguem à Venezuela este delinquente internacional", disse o procurador-geral do país, Tarek Saab.

+ Trump ameaça fechar todas as fronteiras com o México e usar força letal

O procurador revelou ter pedido a captura de Andrade à Interpol. "Este cidadão vive nos EUA, desfrutando uma doce vida de uma maneira brutal, grotesca e repugnante", afirmou.

A partir de 2003, o governo venezuelano passou a vender dólares com forte subsídio. No mercado negro, a moeda americana tem valor até 3o vezes maior. Com isso, pessoas com acesso privilegiado conseguem comprar dólares a preço baixo e revendê-los com grande lucro.

Essas transações ilegais geraram ganhos que permitiram ao ex-secretário comprar itens como 17 cavalos, 35 relógios de luxo, 12 carros e seis casas na Flórida. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório