Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conferência climática COP24 começa hoje na Polônia

Mais de 30 mil pessoas analisarão medidas ambientais

Conferência climática COP24 começa hoje na Polônia
Notícias ao Minuto Brasil

11:06 - 02/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Medida

Começa neste domingo (2), em Katowice, na Polônia, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP24. Até 14 de dezembro, cerca de 30 mil pessoas, entre elas líderes mundiais, especialistas, ativistas e representantes do setor privado, discutirão medidas para colocar em vigor os compromissos concordados na COP21, de Paris e evitar que a temperatura global suba mais de 2ºC até o fim do século. O ideal, porém, é que a Terra não esquente mais de 1,5º C, segundo cálculos de especialistas.

O maior objetivo deste encontro é chegar a um "livro de regras" de como as medidas previstas no Acordo de Paris de 2015 deverão ser adotadas, implantadas e controladas. Além disso, serão analisadas as possibilidades de investimento da verba de US$ 100 bilhões anuais, até 2020, que os países mais ricos se comprometeram a ceder a nações em desenvolvimento para auxiliar no combate ao aquecimento global. A cerimônia inaugural da COP24 ocorrerá amanhã (3), na presença do presidente da Polônia, Andrzej Duda, e outros líderes mundiais, porém os debates já começaram neste sábado.

+Trump e Xi Jinping declaram trégua comercial

"Não há mais desculpas. O planeta queima e agora está na hora de agir", disse a ONG Greenpeace, na abertura dos trabalhos de hoje. "Temos somente 12 anos para salvar o clima do nosso planeta". (ANSA)

Campo obrigatório