Caracas é a cidade mais violenta do mundo, aponta relatório

A cidade de Caracas transformou-se na cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

© DR

Mundo Crime 03/12/18 POR Lusa

A cidade de Caracas se transformou a cidade mais violenta do mundo, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo indica que, na capital da Venezuela, são registradps 89 homicídios por cada 100 mil habitantes.

PUB

O relatório "Crime e Violência: Obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e das Caraíbas", correspondente a novembro de 2018, coloca ainda Maturín e Valência como a 5.ª e 7.ª cidades mais violentas, respectivamente, em uma listagem de dez.

Segundo o advogado Luís Izquiel, a criminalidade na Venezuela é perceptível "nas ruas, depois das sete horas da noite", horário em que "as ruas viram fantasmas, porque as pessoas se protegem nos lares, perante à ineficiência do governo para proteger a vida e a segurança dos cidadãos".

"Temos uma taxa de homicídios de 89 por cada 100 mil habitantes. É a mais alta do planeta. A segunda é San Salvador, mas com quase 20 pontos menos que a nossa. Isso fala da magnitude da criminalidade na Venezuela", explicou Izquiel aos jornalista.

+ Com protestos, França pode declarar estado de emergência

Em relação aos delitos, explicou, os mais comuns são o roubo e o furto, devido à crise econômica no país, mas que os venezuelanos estão mais preocupados com os homicídios e os sequestros.

No entanto, afirmou que tem havido uma redução dos sequestros expressos, devido à recessão, porque esse delito "deixou de ser rentável para os criminosos, porque são muito poucas as pessoas que têm possibilidade de pagar por um resgate".

Por outro lado, o sociólogo Alexander Campos tem verificado que "os venezuelanos estão enfrentando situações cada vez mais duras e extremas, à medida que a vida se vai tornando mais difícil".

Segundo o BID, além de Caracas, San Pedro Sula (nas Honduras), San Salvador (em El Salvador) e Acapulco (no México) superam os 80 homicídios por cada 100 mil habitantes, muito acima da média regional da América Latina, onde saõ cometidos 39% dos homicídios do mundo, apesar de ter apenas 9% da população global. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 14 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 11 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 11 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 14 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 14 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 11 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 14 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 12 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte Luto Há 10 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

justica Feminicídio Há 14 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano