Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Nigéria desmente morte e assegura não ser clone: 'Sou eu'

Muhammadu Buhari abordou a especulação ao se encontrar com membros da comunidade nigeriana na Polônia, onde participa da cúpula climática da ONU COP24

Presidente da Nigéria desmente morte e assegura não ser clone: 'Sou eu'
Notícias ao Minuto Brasil

09:45 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo negou rumores

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, negou os rumores de que morreu após um período de problemas de saúde e foi substituído por um clone sudanês. O chefe de Estado abordou a especulação ao se encontrar com membros da comunidade nigeriana na Polônia, onde participa da cúpula climática da ONU COP24.

"É o meu verdadeiro eu, garanto-lhe", disse ele, respondendo a uma pergunta da plateia. "Vou celebrar em breve o meu 76º aniversário e continuarei forte."

De acordo com a SkyNews, as alegações repetidas, divulgadas nas redes sociais e nos vídeos do YouTube, alegavam que o líder nigeriano era um impostor chamado "Jubril".

+ Ex-presidente George H. W. Bush começa a ser velado hoje

De acordo com um comunicado divulgado pelo porta-voz do presidente, Garba Shehu, o presidente Buhari disse: "Muitas pessoas esperavam que eu morresse durante minha saúde precária. Alguns chegaram até mesmo ao vice-presidente para considerá-los seus representantes porque eles supunham que eu estava morto."

O líder classificou os que estavam por trás dos rumores "irreligiosos" e "ignorantes", mas disse mais tarde em um tweet que eles "não estavam surpresos". Os rumores surgiram depois que Buhari passou uma grande parte do ano passado sendo tratado por uma doença grave em Londres.

Estado de saúde secreto

A natureza de sua saúde precária nunca foi revelada ao público. A falta de detalhes sobre a condição do presidente, sua aparência magra e uma redução nas aparições públicas alimentaram os rumores, que surgiram um mês depois que Buhari retornou de outra longa viagem médica ao Reino Unido. Muitos dos que endossavam o boato eram conhecidos como críticos do líder nigeriano e de seu governo.

Campo obrigatório