Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia desbloqueia parcialmente acesso a portos ucranianos

Informação foi revelada pela imprensa britânica nesta terça (4)

Rússia desbloqueia parcialmente acesso a portos ucranianos
Notícias ao Minuto Brasil

15:11 - 04/12/18 por Ansa

Mundo Últimas Notícias do Mundo

A Rússia "desbloqueou parcialmente" o acesso aos portos de Berdiansk e Mariupol, no mar de Azov, palco da mais recente tensão entre o governo de Vladimir Putin e a Ucrânia, informou nesta terça-feira (4) o ministro ucraniano de Infraestrutura, Volodymyr Omelyan.

De acordo com o ministro, citado pela "BBC", nove dias depois da crise entre os dois países, diversos navios começaram a atravessar novamente o estreito de Kerch.

+ Mesmo após proposta, 'coletes amarelos' manterão protesto

Na semana passada, o governo ucraniano acusou Moscou de impedir pelo menos 35 navios de entrar ou sair dos portos. O Kremlin, no entanto, disse "não estar ciente" de qualquer limitação de acesso aos portos na região. O Mar de Azov só é acessível pelo Estreito de Kerch, que passou a ser controlado pela Rússia após a anexação da península da Crimeia, em 2014. No último dia 25 de novembro, as autoridades russas apreenderam três navios e prenderam 24 militares ucranianos, acusados de invadirem suas águas territoriais.

O caso abriu uma nova crise entre os dois países e fez o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, decretar lei marcial - quando a autoridade militar substitui a civil - por 30 dias. A Rússia, por sua vez, chegou a anunciar que deslocará uma nova bateria antiaérea para a Crimeia e construirá um sistema de interceptação de mísseis na região. (ANSA)

Campo obrigatório