Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corpo de George H. W. Bush é velado em Washington

Ex-presidente morreu na última sexta-feira, em Houston

Corpo de George H. W. Bush é velado em Washington
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 04/12/18 por Ansa

Mundo capela do Capitólio

O ex-presidente norte-americano George H. W. Bush, morto na última sexta-feira (30), aos 94 anos, está sendo velado desde a noite desta segunda-feira (3) na capela do Capitólio, em Washington, em cerimônia que durará quatro dias.

O caixão com o corpo do ex-chefe de estado foi carregado por militares até ao rotunda da sede do Congresso dos Estados Unidos, coberto com a bandeira norte-americana.

+ Governo francês suspende reajuste de combustíveis por seis meses

O presidente Donald Trump esteve na cerimônia, acompanhado pela primeira-dama, Melania. Os dois ficaram próximos ao caixão com os olhos fechados por alguns momentos e anunciaram que irão receber a família Bush em sua casa de convidados. "Ansioso para estar com a maravilhosa família Bush na Blair House (casa de convidados da presidência) hoje", tuitou o magnata republicano. Melania Trump também mostrará a decoração de Natal da Casa Branca aos hóspedes. Trump decretou luto oficial nos Estados Unidos por trinta dias.

O presidente do Congresso norte-americano, Paul Ryan, disse que Bush era um "grande homem" com um "espírito gentil". A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, o classificou como "um patriota, que serviu ao seu país com honra e distinção"."Foi um grande líder, que fez uma grande diferença na vida desta nação", disse o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

A atual diretora da Central de Inteligência norte-americana (CIA), Gina Haspel, junto com outros diretores da entidade, compareceu ao funeral para homenagear o único ex-agente de inteligência a tornar-se presidente.

O corpo de Bush já havia sido velado em Houston, no Texas, onde ele morreu, na última sexta-feira (30). Ele foi transportado pelo avião presidencial, o "Força Aérea 1" para Washington, mas retornará à terrra natal, onde será enterrado na próxima quinta-feira (6) na Universidade A&M, do Texas.

Mandatário dos EUA entre 1989 e 1993, o pai do também ex-presidente George W. Bush terá um funeral de Estado na Catedral Nacional de Washington nesta quarta-feira (5). "Bush pai", como era chamado, liderou a Casa Branca entre 1989 e 1993, em um período marcado pelo fim da Guerra Fria e pela Guerra do Golfo. O republicano também foi vice-presidente durante o governo de Ronald Reagan, diretor da CIA e congressista. (ANSA)

Campo obrigatório