Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parlamento aprova 'moção de desacato' contra governo May

Câmara exige publicação integral de análise jurídica do Brexit

Parlamento aprova 'moção de desacato' contra governo May
Notícias ao Minuto Brasil

16:07 - 04/12/18 por Ansa

Mundo Câmara

A Câmara dos Comuns aprovou nesta terça-feira(4) uma "moção de desacato" contra o governo conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May, por publicar apenas um resumo do parecer jurídico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, e não a análise completa como exigido.

Segundo a moção, o executivo cometeu "desacato" contra o Parlamento, limitando-se a divulgar apenas um resumo do parecer depois de ter sido forçado nos últimos meses - com base em uma votação na Câmara - a se comprometer a publicar o conteúdo completo.

+ Corpo de George H. W. Bush é velado em Washington

A abertura do processo contra o Executivo teve 311 votos favoráveis e 293 contrários. A moção foi apresentada pelos Partido Trabalhista, Partido Nacionalista Escocês (SNP), o Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, o Partido Liberal Democrata, o galês Plaid Cymru e os Verdes.

Com a decisão sem precedentes, o governo de May deverá publicar os informes integralmente. Ontem (3), o procurador-geral britânico, Geoffrey Cox, divulgou uma análise que detalha os pontos jurídicos envolvidos no divórcio entre Reino Unido e UE.

O resumo tem 43 páginas e é dividido em oito partes, sendo elas: direitos dos cidadãos; disposições comuns; disposições separadas; liquidação financeira; transição; disposição final e institucional; anexo sobre os protocolos das Irlandas; e protocolos do Brexit. (ANSA)

Campo obrigatório