Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump cumprimenta Obama, mas ignora casal Clinton em funeral

Corpo de Bush será sepultado nesta quinta (6), em Houston

Trump cumprimenta Obama, mas ignora casal Clinton em funeral
Notícias ao Minuto Brasil

19:43 - 05/12/18 por Ansa

Mundo Desconforto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentou seu antecessor Barack Obama nesta quarta-feira (5) durante o funeral do ex-mandatário norte-americano George H. W. Bush, morto no último dia 30 de novembro, mas ignorou sua adversária derrotada nas eleições de 2016, Hillary Clinton, e seu marido, Bill Clinton.

Imagens da cerimônia fúnebre mostram o atual presidente e a primeira-dama, Melania, ocupando seus lugares na primeira fila, que já estava composta pelos ex-líderes democratas Barack Obama (2009-2017), Bill Clinton (1993-2001) e Jimmy Carter (1977-1981), junto às suas respectivas esposas, Michelle, Hillary e Rosalynn.

+ Funeral de George H. W. Bush reúne Trump, Clinton e Obama

No entanto, o republicano, que se sentou na extremidade do banco, cumprimentou de forma breve apenas o casal Obama, ignorando os outros casais presidenciais. Hillary e Bill também permaneceram imóveis em seus lugares. Já do outro lado do corredor da catedral estava sentado o ex-presidente George W. Bush, filho do falecido, que fez um discurso no funeral. Antes disso, ele cumprimentou todos os ex-presidentes e suas esposas e entregou um doce para Michelle Obama, que sorriu.

Durante sua homenagem, Bush descreveu o ex-presidente como "um homem nobre, o melhor pai". Ele ainda afirmou que aprendeu com George que o "serviço público é nobre e necessário". "Ele aceitou que o fracasso é parte de viver uma vida plena, mas nos ensinou a nunca ser definido pelo fracasso. Ele nos mostrou como os contratempos podem nos fortalecer", acrescentou.

O funeral ocorreu na Catedral Nacional e ainda contou com a presença do príncipe Charles, da chanceler alemã, Angela Merkel, e o rei da Jordânia, Abdullah II. Os Estados Unidos declararam esta quarta-feira como dia nacional de luto, o que gerou o fechamento de escritórios do governo e a bolsa de valores. O corpo de Bush será sepultado nesta quinta (6), em Houston, no Texas, ao lado de sua esposa, Barbara, morta em abril passado, aos 92 anos, e de sua filha Robin, falecida em 1953, aos três, vítima de leucemia. (ANSA)

Campo obrigatório