Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia envia novo navio de guerra para a Crimeia

Medida acontece em meio à escalada da tensão com a Ucrânia

Rússia envia novo navio de guerra para a Crimeia
Notícias ao Minuto Brasil

15:20 - 06/12/18 por Ansa

Mundo Embarcação

Em meio à escalada da tensão com a Ucrânia, a Rússia enviou um novo navio lança-mísseis para a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

O "Orekhovo-Zuyevo" deixou a cidade de Novorossisk, no Mar Negro, rumo a Sebastopol, um dos municípios mais importantes da Crimeia. A medida se segue à notícia de que os Estados Unidos estariam se preparando para mandar um navio de guerra ao Mar Negro.

+ Diretora financeira da Huawei é presa no Canadá

A embarcação militar pertence a uma das unidades mais importantes da Marinha russa, a Frota do Mar Negro, e dispõe de mísseis de longo alcance, artilharia moderna e sistemas de defesa antiaérea e antissabotagem.

Em resposta, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou que fará um voo "extraordinário" sobre a Ucrânia, com base no tratado de céus abertos. O objetivo, segundo o Pentágono, é "reafirmar o compromisso" de Washington com Kiev e outros parceiros.

No último dia 25 de novembro, a Rússia apreendeu três navios e prendeu 24 militares da Ucrânia no Estreito de Kerch, que liga o Mar de Azov ao Mar Negro e é controlado por Moscou desde a anexação da Crimeia.

Os ucranianos são acusados de invadir águas territoriais russas, mas Kiev denuncia uma "provocação". O caso fez o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, decretar lei marcial - quando a autoridade militar substitui a civil - por 30 dias.

Além disso, o Parlamento ucraniano aprovou nesta quinta-feira (6) a revogação do tratado de amizade entre Kiev e Moscou, que previa cooperações e parcerias entre os dois países. A Ucrânia convive até hoje com movimentos separatistas na Bacia do Don, especialmente nas regiões de Lugansk e Donetsk, que se autodeclararam independentes. (ANSA)

Campo obrigatório