Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump teria ordenado pagamentos a supostas amantes

Informação é de depoimento de seu ex-advogado Michael Cohen

Trump teria ordenado pagamentos a supostas amantes
Notícias ao Minuto Brasil

14:40 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria ordenado pagamentos ilegais durante a campanha eleitoral de 2016 a duas mulheres que diziam ter tido casos extraconjugais com ele.

A informação, divulgada pela imprensa americana, se baseia em vazamentos dos depoimentos dados por Michael Cohen, ex-advogado pessoal do magnata e suposto responsável pelos desembolsos, em sua delação premiada.

O objetivo seria evitar um possível escândalo sexual que pudesse prejudicar a corrida de Trump à Casa Branca. Segundo relatórios dos procuradores federais citados pela imprensa local, o presidente não é mencionado nominalmente, mas a descrição dos fatos deixa claro de quem se trata.

+Violência em protestos deixa 30 feridos e 500 detidos em Paris

A Casa Branca afirmou que a notícia "não traz nada de novo ou comprometedor" contra o mandatário. Cohen decidiu colaborar com a Justiça e já se declarou culpado de oito acusações, incluindo dos subornos para comprar o silêncio das duas mulheres: a ex-estrela pornô Stephanie Clifford (mais conhecida como Stormy Daniels) e a ex-coelhinha da Playboy Karen McDougal.

Ambas alegam ter tido casos extraconjugais com Trump em 2006, quando ele já era casado com Melania. Segundo Cohen, os pagamentos ocorreram "sob a direção de um candidato a um cargo federal".

O advogado é acusado de crimes de fraude fiscal e bancária e de violação das regras de financiamento eleitoral e arrisca ser condenado a mais de cinco anos de prisão - a sentença está prevista para 12 de dezembro. (ANSA)

Campo obrigatório