Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saudita morto, repórteres e jornal atacado são pessoas do ano da Time

Revista deu recado sobre importância de incentivar o jornalismo investigativo no momento em que todas as notícias negativas sobre governos e autoridades são tachadas de "fake news"

Saudita morto, repórteres e jornal atacado são pessoas do ano da Time
Notícias ao Minuto Brasil

11:54 - 11/12/18 por Folhapress

Mundo Publicação

Em um ano em que a liberdade de imprensa esteve sob os holofotes não só em regimes autoritários, mas em democracias como os Estados Unidos, o jornalismo foi escolhido como personalidade do ano pela revista americana Time.

Foram quatro exemplos que serviram como um recado da publicação sobre a importância de incentivar o jornalismo investigativo, em um mundo em que todas as notícias negativas sobre governos e autoridades são tachadas de "fake news".

A distinção foi dada ao jornalista saudita Jamal Khashoggi, morto ao entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul em outubro, em um crime que a CIA (agência de inteligência dos EUA) acredita que teve como objetivo silenciar o repórter, crítico ao regime saudita.

+ Assistente de produção morre atropelado em gravação de série nos EUA

"É a primeira vez que escolhemos alguém que não está mais vivo como personalidade do ano, mas é também muito raro que a influência de uma pessoa cresça tão imensamente após a morte", afirmou Edward Felsenthal, editor-executivo da Time.

A personalidade do ano também foi Maria Ressa, editora do site de notícias filipino Rappler, que faz cobertura crítica das políticas violentas e controversas do presidente Rodrigo Duterte.

Wa Lone e Kyaw Soe Oo, repórteres da agência Reuters que foram presos em Mianmar ao investigar um massacre de muçulmanos, também estão no grupo.

Por fim, o jornal Capital Gazette, de Annapolis (EUA), alvo de um atentado após um atirador abrir fogo na redação, matando quatro repórteres e um assistente de vendas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório