Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Theresa May enfrentará voto de desconfiança de seu próprio partido

Partido Conservador tem as 48 cartas necessárias para promover a votação interna

Theresa May enfrentará voto de desconfiança de seu próprio partido
Notícias ao Minuto Brasil

07:19 - 12/12/18 por Folhapress

Mundo Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, enfrentará nesta quarta-feira (12) um voto de desconfiança de seus próprios correligionários do Partido Conservador, em nova reviravolta da barroca trama que gira em torno da separação britânica da União Europeia (UE), o "brexit".A imprensa local noticia que ao menos 48 parlamentares da legenda submeteram a um comitê partidário cartas nas quais questionam a liderança de May. 

Quarenta e oito (ou 15% da bancada de 315 conservadores) é o "número mágico" para forçar uma votação sobre a permanência do ou da chefe de fileira.Para se manter à frente dos "tories", como são conhecidos os membros da agremiação, ela precisará do voto favorável de 158 deles.

+ Trump ameaça paralisar governo se democratas vetarem muro no México

Caso esse cenário se concretize, May não poderá ser alvo de outras moções semelhantes por um ano.Mas se a chefe de governo for derrotada, deverá abrir mão da liderança do partido e, consequentemente, do posto de primeira-ministra.May vinha enfrentando uma contariedade crescente em seu próprio campo nas últimas semanas por causa do acordo de "divórcio" fechado com a UE.

Vários correligionários dela o consideram uma traição ao resultado do plebiscito de 2016 em que os britânicos decidiram pelo desligamento do bloco continental.Esse grupo critica sobretudo a cláusula que prevê um cenário em que uma união aduaneira provisória seria tecida entre o Reino Unido e a UE para evitar o restabelecimento de uma "fronteira dura" na zona sensível entre as Irlandas.

O fato de May ter adiado de última hora, na segunda (10), a votação do acordo pelo Parlamento britânico, prevista para o dia seguinte, certamente não ajudou a apaziguar os ânimos. A própria primeira-ministra previa uma derrota acachapante. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório