Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump anuncia diretor de orçamento como novo chefe de gabinete interino

Em mensagem em uma rede social, Trump escreveu que estava feliz em anunciar Mulvaney para a posição. "Mike fez um trabalho incrível na administração", afirmou

Trump anuncia diretor de orçamento como novo chefe de gabinete interino
Notícias ao Minuto Brasil

21:10 - 14/12/18 por Folhapress

Mundo Substituição

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (14) que Mick Mulvaney, diretor do orçamento da Casa Branca, será seu novo chefe de gabinete interino, em substituição a John Kelly, que fica no cargo até o fim do mês.

Em mensagem em uma rede social, Trump escreveu que estava feliz em anunciar Mulvaney para a posição. "Mike fez um trabalho incrível na administração", afirmou.

"Eu mal posso esperar para trabalhar com ele nessa nova função conforme nós continuamos a TORNAR A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!", disse.

"John vai ficar até o fim do ano. Ele é um GRANDE PATRIOTA e eu quero agradecê-lo pessoalmente por seu serviço."

Mulvaney será o terceiro a passar pelo cargo em menos de 24 meses de governo. Nos EUA, o chefe de gabinete exerce função semelhante à de ministro da Casa Civil no Brasil.

+ França se prepara para novo protesto dos 'coletes amarelos'

No último sábado (8), Trump anunciou que Kelly estava deixando o cargo no fim do mês.

Mulvaney era um dos nomes cogitados para ocupar a posição. O mais forte era o de Nick Ayers, 36, chefe de gabinete do vice-presidente, Mike Pence. Ayers, no entanto, só poderia ficar como interino.

Outros candidatos eram o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

Mulvaney será responsável por lidar com um novo Congresso a partir de janeiro, quando os democratas assumem o controle da Câmara dos Deputados. Os republicanos mantiveram maioria no Senado.

Kelly foi escolhido por Trump para substituir o então líder do Partido Republicano na função, Reince Priebus, e colocar ordem na Casa Branca. Nos últimos tempos, ambos teriam demonstrado atritos. O presidente afirmava que o chefe de gabinete estava escondendo coisas dele, e frequentemente chamava a atenção por coisas que ele fazia. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório