Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão pede saída de comissão para retorno à caça de baleias

País asiático quer deixar Comissão Baleeira Internacional em junho

Japão pede saída de comissão para retorno à caça de baleias
Notícias ao Minuto Brasil

08:21 - 27/12/18 por NHK

Mundo sem volta

O governo japonês notificou oficialmente o governo norte-americano sobre sua saída da Comissão Baleeira Internacional. Os EUA estão encarregados de aceitar inscrições de admissão e retirada da organização.

A medida vai permitir que o Japão saia oficialmente da comissão no final de junho. O país pretende reiniciar a caça comercial de baleias em julho.

O secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, disse que o Japão buscou formas de promover a caça de baleias de maneira sustentável por mais de 30 anos, mas não foi capaz de chegar a um consenso com os países anti-caça. Ele afirmou que o resultado da assembleia geral da comissão em setembro deixou claro que é impossível reduzir as diferenças entre nações pró e contra a caça dos cetáceos no fórum.

Suga disse que o Japão vai caçar baleias apenas em suas águas territoriais e zonas econômicas exclusivas.

Ele também afirmou que o país vai usar o método da Comissão Baleeira Internacional para calcular cotas e determinar o número de cetáceos que podem ser capturados.

O Japão suspendeu a caça comercial de baleias em 1988, em conformidade com a moratória de 1982 da Comissão Baleeira Internacional. O país atualmente captura baleias apenas para fins de pesquisa.

*Com informações da NHK , agência pública de notícias do Japão

Campo obrigatório