Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tempestade Usman mata pelo menos 22 pessoas nas Filipinas

Além das mortes, três estão desaparecidas

Tempestade Usman mata pelo menos 22 pessoas nas Filipinas
Notícias ao Minuto Brasil

06:23 - 30/12/18 por Lusa

Mundo Tragédia

Pelo menos 22 pessoas morreram e três estão desaparecidas, nas Filipinas, após inundações, deslizamentos de terra e outros desastres causados pela tempestade tropical Usman. O porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres, Edgar Posadas, citado pela estação de rádio DZBB, explicou que as mortes ocorreram nas regiões de Bicol e Eastern Visayas, acrescentando que a maioria das vítimas perdeu a vida em deslizamentos de terra.

Só em Bicol, localizado no sudeste da ilha de Luzon, foram registrados 16 mortos.

A tempestade tropical entrou nas Filipinas pelo Pacífico e atingiu o continente nesse sábado (29), causando inundações, deslizamentos de terra, provocando falhas de eletricidade por todo o país, além de deixar milhares de filipinos retidos nos aeroportos e portos.

+ Sob a ameaça de novo tsunami, Indonésia esvazia cidades e vilas

O serviço meteorológico filipino prevê chuvas moderadas em grande parte do país nas próximas 24 horas por causa do Usman, que deverá se deslocar depois para o oeste até o Mar da China Meridional.

Em meados de setembro, no norte do país, mais de 80 pessoas morreram e outras 70 foram dadas como desaparecidas após o tufão Mangkhut, que deixou um rasto de destruição em vários países no Pacífico.

As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de 20 tufões, que causam centenas de mortes e agravam ainda mais a pobreza que atinge milhões de pessoas. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório