Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ao menos 17 pessoas morrem durante eleição em Bangladesh

Pleito foi marcado por acusações de fraude e violência

Ao menos 17 pessoas morrem durante eleição em Bangladesh
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 30/12/18 por Folhapress

Mundo Votação

A eleição geral deste domingo (30) em Bangladesh foi marcada por acusações de fraude e violência e teve registro de ao menos 17 mortes.

Segundo resultados preliminares, o partido da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, apresenta vantagem sobre a oposição. 

A vitória da Liga Awami, que dá o terceiro mandato consecutivo à Hasina, é esperada - mas a oposição liderada pelo Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP) rejeitou o resultado preliminar e pediu novas eleições.

+ De Trump aos Javalis Selvagens, veja os personagens que marcaram 2018

O líder da aliança de oposição de Bangladesh chamou a eleição de "farsa", exigindo que um novo processo seja realizado sob a autoridade de um "governo apartidário".Ativistas do partido no poder e da oposição reclamaram de ataques a apoiadores e candidatos.

O líder da oposição, Kamal Hossain, disse que algumas horas após o término da votação, cerca de cem candidatos da aliança haviam se retirado suas candidaturas durante o dia. Ele disse que a aliança realizará uma reunião para decidir os próximos passos.

A agência de notícias Associated Press relatou ter recebido mais de 50 telefonemas de membros da oposição que se queixaram de intimidação e de serem forçados a votar diante de membros do partido governista dentro de cabines.

"O uso que Hasina faz do aparato estatal ajudou a garantir sua vitória eleitoral", disse Sasha Riser-Kositsky, analista do Eurasia Group, com sede em Nova York. Com informações da Folhapress.

Leia também: Colômbia investiga planos de ataque contra o presidente Ivan Duque

Campo obrigatório