Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tempestade atinge Tailândia e obriga retirada de milhares de pessoas

A Pabuk, como a tempestade foi chamada, atingiu o sul do país nesta sexta-feira (4)

Tempestade atinge Tailândia e obriga retirada de milhares de pessoas
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 04/01/19 por Folhapress

Mundo Clima

A primeira tempestade tropical a atingir a Tailândia em 30 anos deixou uma trilha de destruição com árvores arrancadas e casas destruídas, obrigou a retirada de milhares moradores e esvaziou as ilhas turísticas da região em plena alta temporada.

A Pabuk, como a tempestade foi chamada, atingiu o sul do país nesta sexta-feira (4, quinta no Brasil) com ventos de até 70 km/h e causou ondas de até cinco metros. 

As autoridades afirmaram que o morto fazia parte da tripulação de um barco pesqueiro que foi pego pelas grandes ondas e que um segundo membro da equipe está desaparecido -outras quatro pessoas foram resgatadas em segurança. 

Segundo meteorologistas, a previsão é que a tempestade atinja até 15 províncias do país. As mais afetadas devem ser Nakon Si Thammarat e Surat Thani, onde ficam alguns dos principais destinos turísticos da Tailândia. 

+Novo terremoto atinge região do vulcão Etna, na Itália

+Explosão deixa ao menos sete mortos em fábrica na Índia

+Em posse, deputada americana veste roupa tradicional palestina

Por isso, milhares de turistas fugiram das ilhas de Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao na quinta (3), apesar de não ter sido dada nenhuma ordem oficial de retirada -o serviço de emergência recomenou apenas que os turistas evitassem as áreas de risco.   

"Acredito que a ilha está praticamente vazia. Entre 30 mil e 50 mil pessoas foram embora após as festas de 31 de dezembro", disse à agência AFP Krikkrai Songthanee, chefe do distrito de Kho Phangan. 

Outros 6.176 moradores que viviam em áreas de risco já tinham sido retirados de suas casas e levadados a abrigos, disse o governo.

O vice-prefeito de Koh Tao, um dos melhores lugares para praticar mergulho no Sudeste Asiático, indicou que as embarcações com destino a Chumpon, na zona continental, estavam cheias de turistas, embora muitos deles tenham decidido ficar na ilha.

Nesta sexta, o Departamento de Meteorologia da Tailândia informou em nota que a tempestade perdeu força, mas que ainda segue perigosa. "A expetativa é que ela seja rebaixada para depressão tropical. As pessoas devem saber das condições evereas que podem causar derrubada de árvores e inundações", disse o comunicado.  

Como os serviços de transporte estão cancelados e os aeroportos da região foram fechados, as autoridades pediram que turistas e moradores procurem abrigos e permaneçam em casa ou em outros locais fechados ao menos até sábado (5), quando a previsão é que a chuva dê uma trégua.

Antes da chegada da Pabuk, meteorologistas alertaram que a tempestade poderia causar uma destruição semelhante a do tufão Gay em 1989, que deixou mais de 400 mortos no país. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório