Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Centro de Veneza bate recorde de inundações em 2018

Cidade teve "acqua alta" 121 vezes no ano passado

Centro de Veneza bate recorde de inundações em 2018
Notícias ao Minuto Brasil

13:48 - 04/01/19 por Ansa

Mundo acqua alta

O centro histórico de Veneza, no nordeste da Itália, registrou um recorde de inundações em 2018, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (4).

Segundo os dados oficiais, o fenômeno da "acqua alta" ("água alta", em tradução livre) se repetiu 121 vezes ao longo do ano passado, quase o dobro do número verificado em 2017.

+Tempestade atinge Tailândia e obriga retirada de milhares de pessoas

+Em posse, deputada americana veste roupa tradicional palestina

A cifra inclui apenas marés superiores a 80 centímetros, mas em nove ocasiões a cheia superou os 120 centímetros. O nível mais alto do ano foi registrado em 29 de outubro, com maré de 156 centímetros, o quarto maior patamar da história - o recorde é de 4 de novembro de 1966, com 194 centímetros.

Já o nível médio da água na Lagoa de Veneza ficou em 35 centímetros acima do chamado zero mareográfico, sete centímetros a mais que em 2017. A temperatura média do centro histórico, por sua vez, foi de 15,9 graus, quase um a mais que no ano anterior, mas dentro da média da última década.

O fenômeno da "acqua alta" é comum sobretudo na região da Praça San Marco, no coração do centro histórico de Veneza e área mais alagável da cidade. Estudos apontam que a capital do Vêneto está ameaçada pelas mudanças climáticas e pela contínua erosão do solo lagunar, especialmente em função da passagem de grandes navios. (ANSA)

Campo obrigatório