Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Donald Trump diz que paralisação do governo pode durar anos

Presidente rejeita qualquer proposta que não contemple recursos para muro na fronteira

Donald Trump diz que paralisação do governo pode durar anos
Notícias ao Minuto Brasil

19:57 - 04/01/19 por Folhapress

Mundo Está 'preparado'

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que a paralisação parcial que afeta o governo federal pode durar anos, em forte sinalização de que, quase duas semanas depois do início do apagão, democratas e republicanos seguem longe de um acordo sobre o financiamento do muro na fronteira com o México.

Trump falou após uma reunião com lideranças democratas para tentar resolver o impasse em torno do dinheiro para a obra. O presidente rejeita ratificar qualquer proposta para reabrir o governo que não contemple recursos para o muro.

+ Após onda de protestos na França, descontentamento com Macron vai a 75%

Ao ser questionado sobre uma informação dada por Chuck Schumer, líder da minoria democrata no Senado, de que havia dito que a paralisação poderia durar meses ou anos, Trump respondeu que sim.

"Eu não acho que vai, mas acho que posso falar por republicanos no Senado e republicanos na Câmara - eles querem muito ter um país seguro, ter uma fronteira que faça sentido... Eu espero que não continue por mais que alguns dias", afirmou. "Acho que poderia abrir rapidamente."

O republicano, porém, rejeitou reabrir o governo enquanto o financiamento ao muro não for definido.

"Nós não vamos abrir enquanto não for resolvido. Nós achamos que é um problema muito maior", disse o presidente. "Nossa fronteira é um problema muito mais perigoso. É um problema de segurança nacional. É um problema de terrorismo."

Segundo o presidente, muitos dos que entram pelo México são traficantes e membros de gangues, mas complementou que há "terroristas entrando pela fronteira sul porque eles acham que provavelmente é o caminho mais fácil para entrar."

Trump também não descartou declarar uma emergência nacional para construir o muro sem a necessidade de aprovação do Congresso e dos recursos.

"Sim, eu tenho [poderes emergenciais]. E eu posso fazer isso, se quiser", afirmou. "Nós podemos convocar uma emergência nacional. Nós não fizemos isso ainda. Eu posso fazer. Nós declaramos uma emergência nacional e construímos [o muro] rapidamente. É uma outra forma de fazer isso."

Por causa da paralisação parcial, 800 mil funcionários do governo estão sem receber pagamento. Parques nacionais estão fechados e muitos serviços estão sob ameaça de interrupção, como a restituição de Imposto de Renda. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório