Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministro da Justiça da Itália convida Moro para visitar Roma

Alfonso Bonafede elogiou o discurso de posse de seu colega

Ministro da Justiça da Itália convida Moro para visitar Roma
Notícias ao Minuto Brasil

20:15 - 05/01/19 por Ansa

Mundo Relações Exteriores

O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, convidou seu novo homólogo brasileiro, Sérgio Moro, para visitar Roma e discutir "as bases da cooperação judiciária bilateral entre os dois países".

Em um longo post no Facebook, Bonafede, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), elogiou o discurso de posse de Moro no Ministério da Justiça e da Segurança Pública, no qual ele citou os "juízes heróis" Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, assassinados pela Cosa Nostra em 1992.

"Senti verdadeiramente uma grande emoção ao ouvir Sérgio Moro, novo ministro da Justiça do Brasil, pronunciar os nomes de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino", escreveu Bonafede, citando trechos do discurso do ex-ministro.

"Por isso, ontem [4] assinei uma carta endereçada ao ministro brasileiro e na qual - além de manifestar-lhe estima e apreço - o convido a Roma para colocar as bases do reforço da cooperação judiciária bilateral entre nossos dois países, por meio de uma troca de ideias e de um debate entre nossas experiências, e para iniciar uma colaboração mais geral sobre todos os temas da justiça", acrescentou o italiano.

+ Parlamento da Venezuela declara mandato de Maduro ilegítimo

Em seu discurso de posse, Moro citara o país europeu como exemplo de combate ao crime organizado, tema colocado como um de seus principais desafios no cargo. "O remédio é universal, embora nem sempre de fácil implementação: prisão dos membros, isolamento carcerário das lideranças, identificação da estrutura e confisco de seus bens. […] Na Itália, a aura de invencibilidade da Cosa Nostra siciliana foi quebrada graças aos esforços conjuntos da polícia, do Ministério Público e de magistrados, entre eles os juízes heróis Giovanni Falcone e Paolo Borsellino", afirmara.

Bonafede, por sua vez, disse ter sentido um "arrepio" com essa passagem do pronunciamento de Moro. "A Itália valorizou seu trágico passado fazendo uma legislação que o ministro da Justiça brasileiro, do outro lado do mundo, indicou como 'remédio universal'", ressaltou.

Essa visão, no entanto, pode não ser unânime dentro do Movimento 5 Estrelas, hoje o partido com a maior bancada no Parlamento da Itália. Em abril passado, o fundador da legenda antissistema, Beppe Grillo, publicou em seu blog um texto com o título "Lula vale a luta", no qual afirma que Moro condenou o ex-presidente para tirá-lo das eleições de 2018. (ANSA)

Campo obrigatório