Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vice-prefeito italiano joga cobertor de sem-teto no lixo: 'Satisfeito'

O episódio foi relatado no Facebook pelo próprio Paolo Polidori; depois a mensagem foi apagada

Vice-prefeito italiano joga cobertor de sem-teto no lixo: 'Satisfeito'
Notícias ao Minuto Brasil

12:56 - 06/01/19 por Ansa

Mundo Notícias

O vice-prefeito de Trieste, Paolo Polidori, do partido ultranacionalista Liga, provocou polêmica na Itália ao jogar no lixo o cobertor de um sem-teto.

O episódio foi relatado no Facebook pelo próprio Polidori, que disse ter ficado "satisfeito" com seu ato. Na mensagem, já apagada, o vice-prefeito contou ter encontrado "um monte de trapos jogados no chão".

+ Coletes amarelos retomam protestos na França; 101 pessoas são detidas

"Não havia ninguém, então presumo que estavam abandonados. Como um cidadão normal que se preocupa com o decoro de sua cidade, os recolhi e os joguei, devo dizer, com satisfação, no lixo. Agora o lugar está decente. O sinal é: tolerância zero! P.s.: fui imediatamente lavar as mãos", escreveu.

Mais tarde, em entrevista à ANSA, ele deu uma versão um pouco diferente e indicou que sabia quem era o dono dos pertences.

"Não tenho nada contra ele, pessoalmente, mas contra a situação. Essa pessoa foi convidada várias vezes a ir a uma estrutura de acolhimento, mas sempre recusou", disse.

+ Onda de frio com temperaturas negativas atinge Portugal

Segundo Polidori, o ato foi "instrumentalizado" por partidos políticos e "turbinado" pela imprensa. "Não joguei fora objetos pessoais, apenas cobertores e trapos", afirmou. Em seguida, ele acrescentou que o sem-teto tem "precedentes penais" e "parece ter ameaçado verbalmente comerciantes da região".

A Itália vem enfrentando baixas temperaturas e nevascas neste início de ano, por conta de uma frente fria do Ártico - em Trieste, os termômetros ficaram abaixo dos 10ºC nos últimos dias.

"O vice-prefeito de Trieste se orgulha nas redes sociais de ter jogado fora o cobertor de um sem-teto. Um gesto velhaco de quem busca visibilidade e esquece a humanidade. Uma vergonha absoluta", escreveu no Twitter o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi. Já sua legenda, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), exigiu a renúncia imediata de Polidori. Em meio à polêmica, cidadãos de Trieste deixaram neste domingo (6) roupas quentes e cobertores no local onde o sem-teto ficava. (ANSA)

Campo obrigatório