Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Coletes laranjas' protestam com tratores na Itália

Movimento nasceu em Bari, inspirado nos "coletes amarelos"

'Coletes laranjas' protestam com tratores na Itália
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 08/01/19 por Ansa

Mundo Manifestação

Inspirados pelos "coletes amarelos" franceses, cerca de 3 mil agricultores protestaram nesta segunda-feira (7) em Bari, no sul da Itália, para cobrar ações do poder público em defesa de seu território.

O ato foi simbolizado pelo uso de coletes fluorescentes na cor laranja e de tratores. O grupo pedia o reconhecimento de estado de calamidade na região por conta das geadas do início de 2018, que prejudicaram plantações, e medidas para combater a bactéria Xylella fastidiosa, praga bastante comum em oliveiras.

+ Kim Jong-un chega a Pequim para reunião com Xi

"Compreendo a dificuldade que o setor de olivicultura está vivendo na Puglia. Estamos fazendo o possível para resolver as urgências e planificar intervenções", declarou o ministro de Políticas Agrícolas da Itália, Gian Marco Centinaio, que irá a Bari em 31 de janeiro.

Ao contrário dos atos dos "coletes amarelos" na França, a manifestação dos "coletes laranja" não registrou episódios de violência. O protesto ocorreu no mesmo dia em que o ministro do Trabalho e vice-premier italiano, Luigi Di Maio, publicou uma mensagem de apoio ao movimento francês.

+ Dez países da UE se oferecem para acolher migrantes

"Coletes amarelos, não desistam. O Movimento 5 Estrelas [M5S, seu partido] está pronto para dar o apoio de que vocês precisam. Como vocês, também condenamos quem causou violência nas manifestações, mas sabemos bem que seu movimento é pacífico", escreveu.

Os "coletes amarelos" protestam contra as políticas econômicas do presidente Emmanuel Macron, a quem acusam de beneficiar os ricos. (ANSA)

Campo obrigatório