Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Agência da ONU deve defender jovem saudita que fugiu e busca asilo

Ela deixou a Arábia Saudita sob a alegação de que querer estudar e que não tinha permissão para isso

Agência da ONU deve defender jovem saudita que fugiu e busca asilo
Notícias ao Minuto Brasil

12:28 - 08/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alto Comissariado

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) vai examinar a situação da jovem saudita Rahaf Mohammed Al-qunun, de 18 anos, que fugiu de seu país e pede asilo à Tailândia e à Austrália. Ela deixou a Arábia Saudita sob a alegação de que querer estudar e que não tinha permissão para isso.

O Acnur diz que acompanha o caso de perto para avaliar se deve ser solicitada proteção internacional para a jovem. Ela disse que estva de férias no Kwait com a família quando fugiu para a Tailândia.

A jovem, que está no aeroporto de Bangkok, capital tailandesa, disse que teve o passaporte retido. Rahaf contou que fugiu da Arábia Saudita porque temia por sua vida e que planejava ir para a Austrália, onde quer viver como asilada.

O Acnur faz a defesa dos refugiados e requerentes de asilo que, tendo sido confirmados ou reivindicados como necessitados de proteção internacional. não possam regressar ao país de origem de acordo com o princípio de não repulsão.

+ Maduro e integrantes do governo são proibidos de entrar no Peru

Há um princípio internacional que impede que os Estados expulsem ou devolvam pessoas a um território onde sua vida ou liberdade esteja ameaçada. Esse princípio é reconhecido como lei internacional consuetudinária e também está consagrado nas demais obrigações do tratado da Tailândia. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório