Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo confirma votação do 'Brexit' em 15 de janeiro

Tratado corre sério risco de ser rejeitado no Parlamento

Governo confirma votação do 'Brexit' em 15 de janeiro
Notícias ao Minuto Brasil

17:23 - 08/01/19 por Ansa

Mundo Reino Unido

Um porta-voz do governo do Reino Unido confirmou nesta terça-feira (8) que o acordo para a saída do país da União Europeia será votado pela Câmara dos Comuns no dia 15 de janeiro.

A informação já havia sido adiantada pela BBC, na última segunda. A votação era para ter acontecido em dezembro passado, mas o gabinete da primeira-ministra Theresa May pediu o adiamento em função da perspectiva de uma derrota.

Os debates sobre o acordo no Parlamento devem ser retomados nesta quarta-feira (9) e serão encerrados na próxima terça (15), com uma intervenção de May, em seu último apelo em defesa do acordo.

O principal entrave diz respeito ao "backstop", mecanismo que prevê a manutenção de uma fronteira aberta entre a Irlanda do Norte, território britânico, e a República da Irlanda, membro da UE, caso os dois lados demorem a aprovar um futuro tratado comercial.

+ Ministro britânico descarta extensão de processo do 'brexit'

Críticos do acordo cobram garantias explícitas de Bruxelas de que o "backstop" não será permanente, o que comportaria a criação de uma espécie de fronteira entre a Irlanda do Norte e o restante do Reino Unido.

A Comissão Europeia e o governo May, por sua vez, garantem que fecharão um acordo comercial até 31 de dezembro de 2020, quando terminará o período de transição. Se o acordo for rejeitado pelo Parlamento, o rompimento será abrupto e ocorrerá em 29 de março de 2019, o que poderia abrir uma crise de abastecimento no Reino Unido.

A premier já sobreviveu a uma moção de desconfiança dentro de sua própria legenda, o Partido Conservador, e tentou reabrir as negociações com Bruxelas, mas sem sucesso. O Parlamento Europeu também terá de votar o acordo. (ANSA)

Campo obrigatório