Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália faz megaoperação contra terrorismo e imigração ilegal

Polícia prendeu 15 suspeitos de terrorismo e tráfico humano

Itália faz megaoperação contra terrorismo e imigração ilegal
Notícias ao Minuto Brasil

09:48 - 09/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias do Mundo

As autoridades italianas cumpriram 15 mandados de prisão nesta quarta-feira (8), em diversas partes do país, contra suspeitos de terrorismo, imigração clandestina, contrabando e associação criminosa.

Os mandados foram executados nas províncias de Palermo, Trapani, Caltanissetta e Brescia. Os policiais do R.O.S (Reagrupamento Operativo Especial) de Palermo descobriram que uma organização criminosa gerenciava viagens ilegais de imigrantes entre a Tunísia e a Itália.

Um dos detidos, um tunisiano, também fazia apologia e instigava o terrorismo, além de declarar apoio ao Estado Islâmico (EI) e divulgar fotos de decapitações nas redes sociais.

+ Bolsonaro diz que migrantes deverão ‘cantar hino’ para entrar no Brasil

A investigação, coordenada pelas autoridades de Palermo, partiu com uma confissão feita por um outro tunisiano que dissera ter conhecimento de um "exército de suicidas" na Itália. De acordo com a testemunha, o grupo estaria envolvido em tráfico de seres humanos, contrabando de tabaco e ainda ajudava suspeitos de terrorismo na Europa a voltarem para a Tunísia.

O vice-premier da Itália e ministro do Interior, Matteo Salvini, comemorou a operação. "Traficantes e terroristas: voltem para casa", disse o líder do partido nacionalista Liga Norte, em um post no Twitter.

Desde que assumiu, junto com o Movimento 5 Estrelas (M5S), o governo da Itália em 2018, Salvini tem aumentado o cerco contra os imigrantes e os barcos que ficam à deriva no Mar Mediterrâneo, alegando que eles facilitam a entrada de terroristas e o trabalho de traficantes de seres humanos. (ANSA)

Leia também: Trump reitera que manterá governo fechado até muro ser aprovado

Campo obrigatório