Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump abandona reunião que poderia acabar com 'shutdown'

Republicano teria insistido no financiamento do tão desejado muro na fronteira com o México, mas os democratas voltaram a dizer 'não' ao presidente

Trump abandona reunião que poderia acabar com 'shutdown'
Notícias ao Minuto Brasil

21:50 - 09/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bye Bye

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta quarta-feira (9) que o encontro com os líderes democratas do Congresso foi uma "perda de tempo". Nancy Pelosi e Chuck Schumer voltaram a reafirmar que não vão financiar o muro na fronteira com o México, e o 'shutdown' do governo continua. 

Trump teria insistido no financiamento do tão desejado muro na fronteira com o México e os democratas voltaram a dizer 'não' ao presidente. Insatisfeito, Trump abandonou imediatamente o encontro e o impasse mantém-se, de acordo com a 'CNN'.

+ Trump reitera que manterá governo fechado até muro ser aprovado

Como faz habitualmente, Trump não demorou a descrever a reunião com Pelosi e Schumer na sua conta de Twitter.

"Acabei de sair do encontro com o Chuck e a Nancy, uma perda de tempo total. Perguntei-lhes o que vai acontecer daqui a 30 dias se desbloquear o impasse, vão aprovar a Segurança na Fronteira que inclui o Muro ou uma Barreira de Aço? A Nancy disse NÃO. Eu disse adeus, nada resulta!", escreveu o presidente.

Já os democratas deixaram duras críticas ao Chefe de Estado depois da reunião desta quarta, e acusaram Trump de ser indiferente à situação difícil que os funcionários federais estão vivendo com a paralisação parcial dos serviços governamentais norte-americanos. 

Os trabalhadores dos serviços federais não recebem salário desde que o 'shutdown' começou, há três semanas. Nancy Pelosi sugeriu que Trump é "insensível" a essa questão devido à sua condição privilegiada. 

"Ele pensa que talvez eles possam simplesmente pedir dinheiro aos pais, mas não podem", disparou a líder da Câmara dos Representantes. "Não percebe a insegurança financeira e tem uma política que se orgulha de dizer: 'Eu vou manter o governo paralisado por meses ou anos, a não ser que concordem totalmente com a minha posição'". 

Já Chuck Schumer, líder da minoria democrata no Senado, lamentou que Trump voltasse a fazer "birra". 

Este já é o segundo 'shutdown' mais longo na história dos Estados Unidos.

Campo obrigatório