Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro dá ultimato de 48 h para Grupo de Lima reconhecer seu governo

Presidente venezuelano não disse quais ações irá tomar contra os países

Maduro dá ultimato de 48 h para Grupo de Lima reconhecer seu governo
Notícias ao Minuto Brasil

20:55 - 09/01/19 por Folhapress

Mundo Notícias

O ditador Nicolás Maduro ameaçou tomar medidas diplomáticas contra os países que integram o Grupo de Lima, entre eles o Brasil, caso eles não voltem atrás em sua decisão de não reconhecer o novo mandato do venezuelano.

O ultimato de 48 horas foi dado em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), um dia antes dele tomar posse para iniciar o novo mandato de seis anos.  

"Hoje foi entregue a todos os governos do cartel de Lima uma nota de protesto, onde exigimos uma retificação de suas posições sobre a Venezuela em 48 horas ou o governo da Venezuela tomará as mais urgentes medidas diplomáticas", afirmou ele em Caracas, usando um termo pejorativo para se referir ao grupo.

O venezuelano não disse quais ações irá tomar contra os países, mas sua capacidade de revidar é bastante limitada porque ele já rompeu relações diplomáticas com a maior parte dos membros do Grupo de Lima.   

+ Trump abandona reunião que poderia dar fim ao 'shutdown'

+ Empregados de clínica onde mulher em coma engravidou farão teste de DNA

O ditador disse que considera inaceitável a posição do bloco, que anunciou na última sexta-feira (4) durante um encontro na capital peruana que não reconheceria o novo mandato de Maduro e pediu que ele transferisse seus poderes para a Assembleia Nacional, de maioria opositora. 

A medida foi aceita por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia. Apenas o México não votou a favor da medida, que teve apoio ainda dos EUA, que não fazem parte do Grupo de Lima.   

A eleição, realizada em maio do ano passado, foi amplamente boicotada pela oposição, que denunciou uma série de fraudes. Diversos países também se recusaram a reconhecer o resultado do pleito.

Maduro, porém, insiste que a eleição foi justa e que a oposição não participou porque sabia que perderia. Ele acusa governos estrangeiros, incluindo vizinhos e os Estados Unidos, de tentar derrubá-lo. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório