Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Italianos se atiram no mar para salvar migrantes

Mais de 50 curdos foram resgatados na costa da Calábria

Italianos se atiram no mar para salvar migrantes
Notícias ao Minuto Brasil

09:16 - 11/01/19 por Ansa

Mundo Resgate

Enquanto a União Europeia negociava o destino das 49 pessoas resgatadas pelas ONGs Sea Watch e Sea Eye, 51 migrantes de etnia curda foram salvos nesta quinta-feira (10) em Melissa, cidade situada na Calábria, extremo-sul da Itália.

O barco em que eles estavam encalhara perto do litoral, e seus ocupantes decidiram pular no mar e nadar até a orla. Eles acabaram salvos por dezenas de cidadãos que se atiraram na água para ajudá-los.

+ Estados Unidos iniciam retirada das tropas americanas da Síria

Esse é o primeiro desembarque do ano na Itália, e em uma rota pouco comum no país, proveniente do Oriente Médio. Em geral, os barcos que chegam à costa italiana partem da Líbia ou da Tunísia, que estão a poucas centenas de quilômetros de distância.

Um migrante está desaparecido, segundo relatos daqueles que se salvaram. A polícia identificou dois supostos traficantes de seres humanos responsáveis pela viagem, ambos cidadãos russos que haviam se hospedado em um hotel para tentar disfarçar.

+ Cinco prédios são evacuados após ameaça de bomba na Alemanha

O grupo de 51 migrantes inclui seis mulheres e quatro crianças, sendo uma delas recém-nascida. "Todos aqui se esforçaram ao máximo. Estou orgulhoso do funcionamento da máquina de socorro", declarou o prefeito de Melissa, Gino Murgi.

A Itália endureceu suas políticas migratórias em junho passado, após a posse de Matteo Salvini no Ministério do Interior. O secretário do partido ultranacionalista Liga fechou os portos do país para ONGs que operam no Mediterrâneo e reduziu os recursos para projetos de acolhimento. (ANSA)

Campo obrigatório