Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nova sede da Unasul será inaugurada na próxima semana em Quito

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) inaugura sua nova sede na próxima sexta-feira (5), durante reunião, no Equador, da cúpula de chefes de Estados do bloco. A nova sede, apresentada hoje à imprensa, foi construída próximo a Quito, na Metade do Mundo, assim chamada por conta da linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios.

Nova sede da Unasul será inaugurada na próxima semana em Quito
Notícias ao Minuto Brasil

16:27 - 29/11/14 por Agência Brasil

Mundo Equador

O complexo da Unasul ocupa uma área de 19,5 mil metros quadrados e custou aproximadamente US$ 43,5 milhões.

A Unasul é formada pela Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Guiana e pelo Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. Vão trabalhar na nova sede do órgão 52 funcionários, a maioria diplomatas. Secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, explicou que também está prevista a instalação de gabinetes de ligação de instituições do bloco em áreas de saúde (com sede no Rio de Janeiro) e defesa (em Buenos Aires).

Samper destacou que a comunidade poderá desfrutar de parte das instalações, principalmente da Biblioteca Gabriel García Márquez, construída em homenagem ao Nobel da Literatura, “que não é da Colômbia, mas de todos os sul-americanos”.

Ministro de Negócios Estrangeiros do Equador, Ricardo Patiño informou que a inauguração da sede terá “especial significado para o desenvolvimento do projeto de integração, esperado há dois séculos”.

Para o chefe da diplomacia equatoriana, o novo complexo será usado para reuniões da Unasul e também eventos com outros blocos, como a União Europeia, União Africana ou os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Campo obrigatório