Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Battisti ficará sozinho em cela, com isolamento por 6 meses

Ele chega a Roma nesta segunda-feira (14) para cumprir sua condenação à prisão perpétua

Battisti ficará sozinho em cela, com isolamento por 6 meses
Notícias ao Minuto Brasil

08:29 - 14/01/19 por Ansa

Mundo Na cadeia

O italiano Cesare Battisti ficará sozinho em uma cela e cumprirá um regime de isolamento diurno a partir desta segunda-feira (14), quando chega a Roma para cumprir sua condenação à prisão perpétua. Sentenciado por quatro assassinatos cometidos na década de 1970 e considerado "terrorista", Battisti volta à Itália após décadas de fuga.

De acordo com fontes do governo italiano, este será o primeiro regime carcerário imposto a Battisti. Depois, ele será transferido para a ala de segurança máxima, reservada a terroristas, do centro de detenção de Rebibbia, que fica perto de Roma.

Battisti foi um militante de extrema esquerda do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele foi condenado à revelia na Itália e passou décadas como fugitivo da Justiça italiana. Ele viveu na França, no México e no Brasil - onde conseguiu asilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em dezembro, porém, sua prisão foi decretada no Brasil e o então presidente Michel Temer autorizou sua extradição. Diante da situação, Battisti fugiu.

O italiano foi encontrado e preso na noite de sábado (12) em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e extraditado imediatamente, em um voo direto para Roma que deve aterrissar nesta segunda-feira. (ANSA)

Leia mais sobre o caso:

Battisti embarca em avião na Bolívia e segue para a Itália

Salvini publica fotos de Battisti preso, dentro de avião; veja

'A mamata acabou', diz Salvini sobre Battisti

Campo obrigatório