Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parlamento debaterá 'plano B' para Brexit no dia 29

Theresa May tem se reunido com partidos para buscar solução

Parlamento debaterá 'plano B' para Brexit no dia 29
Notícias ao Minuto Brasil

13:37 - 17/01/19 por Ansa

Mundo Reino Unido

O Parlamento do Reino Unido debaterá no próximo dia 29 de janeiro um plano alternativo para o Brexit, anunciou hoje (17) a líder conservadora da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, fará na próxima segunda-feira (21) um discurso ao Parlamento para apresentar as opções e próximos passos para o Brexit. O Reino Unido decidiu em um plebiscito que sairia da União Europeia em 2016. A data para o "divórcio" é 29 de março e, até lá, Londres, tenta negociar os termos da separação para preservar alguns direitos civis e financeiros.

+ Brasil recebe opositores de Maduro e articula transição na Venezuela

Nesta semana, o Parlamento recusou o acordo que May tinha negociado com a UE, alegando que não representava os interesses dos britânicos. Hoje, May está conversando com deputados de diferentes partidos a fim de desbloquear a crise política e planejar a estratégia. Europa se prepara - Diante da possibilidade do Reino Unido sair da União Europeia sem acordo nenhum, a França ativou hoje seu próprio plano para encaras as consequências de um "hard" Brexit.

"A hipótese de um Brexit sem acordo é a cada dia menos improvável. Nestas condições, é responsabilidade do governo fazer algo de modo para que o nosso país esteja pronto para este cenário, e os direitos dos nossos cidadãos, tutelados", disse o premier Edouard Philippe. (ANSA)

Campo obrigatório