Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Termina perfuração de poço vertical para resgatar Julen

Agora, está sendo escavado um túnel horizontal para dar acesso à bolsa de ar onde o menino deve estar

Termina perfuração de poço vertical para resgatar Julen
Notícias ao Minuto Brasil

19:47 - 21/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Já está concluído o poço vertical de 60 metros paralelo ao buraco onde Julen caiu, segundo informações do Diario Sur. Os trabalhos de perfuração demoraram 55 horas, um tempo muito superior ao inicialmente previsto, pois foram dificultados pelo solo rochoso.

Nas próximas horas, será feito um revestimento do poço e, em seguida, a descida da cápsula que levará os mineiros à bolsa de ar na qual estaria Julen. Segundo o El País, os trabalhos de revestimento podem demorar seis horas. 

+ Resgate de menino em poço cria rede de esperança na Espanha

Agora, é a vez da fase mais decisiva desta operação de resgate. As autoridades esperam que a escavação do túnel horizontal, que vai começar nesta terça-feira (22), fique concluída no espaço de 24 horas. 

O espaço de manobra será muito reduzido. O diâmetro do poço vertical é de 1,5 metro e os mineiros vão escavar um túnel horizontal de três a quatro metros de comprimento. Quando tiverem avançado cerca de um metro vão fazer um buraco no qual vão introduzir uma câmara para comprovar se Julen se encontra na bolsa de ar naquela profundidade.

+ Equador vai exigir antecedentes penais de venezuelanos após feminicídio

Entenda o caso

Julen caiu no buraco de exploração hidráulica em Totalán, Malága, em 13 de janeiro. A operação de resgate começou no mesmo dia, mas os trabalhos têm sido complexos e demorados devido ao terreno caracterizado por um solo muito rochoso. 

Campo obrigatório