Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU abrirá inquérito independente sobre Khashoggi

Repórter foi torturado e morto no consulado saudita em Istambul

ONU abrirá inquérito independente sobre Khashoggi
Notícias ao Minuto Brasil

17:21 - 24/01/19 por Ansa

Mundo Assassinato

A relatora especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, sumárias e arbitrárias, Agnes Callamard, viajará à Turquia na próxima semana, para abrir uma "investigação internacional e independente" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

O repórter dissidente foi morto em outubro passado, no consulado de seu país em Istambul. Callamard estará na Turquia entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro. Há relatos de que Khashoggi foi torturado e esquartejado por funcionários sauditas, e seu corpo até hoje não foi encontrado. O Ministério Público da Arábia Saudita pediu a condenação à pena de morte de cinco suspeitos de envolvimento no crime.

+ Um país com 2 presidentes: Venezuela e Líbia vivem a mesma situação

Desde o ano passado, Riad já forneceu diversas versões sobre a morte do jornalista, que havia ido ao consulado para retirar documentos de divórcio. Inicialmente, o governo saudita negara o falecimento. Depois, admitiu o assassinato, mas afirmando que havia sido um acidente resultante de uma "briga corporal".

Por fim, o país confirmou que o homicídio foi premeditado, porém descartando qualquer envolvimento do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tenta emplacar uma imagem de reformista - agentes próximos ao príncipe estavam no consulado no momento do crime. (ANSA)

Leia também: Entenda o que está acontecendo na Venezuela

Campo obrigatório