Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Venezuela

Mais cedo, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, pediu que os membros da OEA (Organização dos Estados Americanos) apoiem Juan Guaidó

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

18:48 - 24/01/19 por Folhapress

Mundo Crise

O governo americano solicitou nesta quinta-feira (24) que o Conselho de Segurança da ONU seja informado neste sábado (26) sobre a situação da Venezuela, segundo informações do embaixador da África do Sul às Nações Unidas, Jerry Matjila.

Em pedido obtido pela agência Reuters, os EUA solicitam uma reunião dos 15 membros do Conselho de Segurança "devido à situação incrivelmente volátil na Venezuela e à crescente crise humanitária no país que poderia levar a um conflito e instabilidade adicionais."

Mais cedo, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, pediu que os membros da OEA (Organização dos Estados Americanos) apoiem Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional que se proclamou líder do país, contra o regime do ditador Nicolás Maduro, qualificado de "ilegítimo" pelo representante do governo dos EUA.

+ Rússia alerta para 'banho de sangue' na Venezuela; ONU pede diálogo

+ Entenda o que está acontecendo na Venezuela

"Nós pedimos à OEA e a seus estados-membros para agir nos princípios democráticos e decentes básicos e nos fatos incontroversos" que ocorreram, afirmou Pompeo.

"Esse regime é moralmente falido, economicamente incompetente e profundamente corrupto", acrescentou, em referência ao governo de Maduro. "E é não democrático em sua essência."

Nesta quarta, o governo americano reconheceu Guaidó como presidente interino da Venezuela pouco depois de o deputado se proclamar presidente durante manifestação que reuniu milhares de pessoas em Caracas contra Maduro.

O Brasil também emitiu uma nota reconhecendo o presidente da Assembleia Nacional venezuelana como líder interino do país. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório