Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo italiano se divide sobre postura com Venezuela

Salvini pediu queda de Maduro, porém M5S adotou tom diplomático

Governo italiano se divide sobre postura com Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

22:16 - 25/01/19 por Ansa

Mundo Posicionamento

O governo da Itália decidiu adotar a linha da prudência em relação à crise na Venezuela, evitando apoiar explicitamente um lado ou outro. Declarações dos dois partidos da coalizão, no entanto, deixaram claro que há divisões sobre a questão.

"Estou com o povo venezuelano e contra regimes como aquele de Maduro, fundado na violência, no medo e na fome. Quanto antes cair, sem mais confrontos, melhor", escreveu no Twitter o ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini, da ultranacionalista Liga, em um raro momento de não-alinhamento com a Rússia.

+ Exílio político de Jean Wyllys gera repercussão na imprensa mundial

+ Holandeses se irritam com fala de Damares: 'lá, pais masturbam bebês'

Por sua vez, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), outro partido da coalizão governista, disse que "o princípio da não-ingerência é sagrado". "Qualquer que seja nossa visão, de Maduro, do chavismo e das relações políticas na América Latina, as mudanças na Venezuela devem ocorrer em um contexto político, democrático e não-violento", afirmou o subsecretário de Relações Exteriores Manlio Di Stefano, falando pelo partido.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte manteve a mesma linha e expressou "forte preocupação pelo risco de uma escalada da violência". "Estamos próximos ao povo venezuelano e ao lado da coletividade italiana no país. Desejo um percurso democrático e que respeite a liberdade de expressão e a vontade popular", disse.

A Itália não reconheceu oficialmente a legitimidade do autoproclamado presidente Juan Guaidó. (ANSA)

Campo obrigatório