Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA dizem que países devem 'escolher um lado' quanto à Venezuela

'Esperamos que cada nação se junte a nós e reconheça o presidente interino Juan Guaidó', afirmou Pompeo

EUA dizem que países devem 'escolher um lado' quanto à Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

14:51 - 26/01/19 por Folhapress

Mundo Na ONU

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que os países das Nações Unidas devem "escolher um lado" quanto à Venezuela, instando-os a apoiar o líder da oposição Juan Guaidó e pedindo eleições livres e justas o quanto antes, durante reunião do Conselho de Segurança da ONU neste sábado (26).

Na reunião, pedida pelos EUA, Pompeo também defendeu que os países que já expressaram apoio a Guaidó também rompam financeiramente com o regime do ditador Nicolás Maduro, a quem chamou de "ex-presidente".

"Esperamos que cada nação se junte a nós e reconheça o presidente interino Juan Guaidó", afirmou Pompeo.

"Também esperamos que cada uma dessas nações garanta que irá desconectar seus sistemas financeiros do regime Maduro e permita que os recursos que pertencem ao povo venezuelano vão para os líderes de direito daquele país."

"Agora é a hora para que cada nação escolha de que lado está. Sem mais atrasos, sem mais jogos. Ou se está com as forças da liberdade ou na liga de Maduro e de seu caos", afirmou.

+ Madri, Paris, Berlim e Londres dão ultimato a regime Maduro

"Chegou a hora de apoiar o povo venezuelano, reconhecer o novo governo liderado pelo presidente interino Juan Guaidó e terminar com esse pesadelo. Não há desculpas."

Os EUA pediram a reunião com o objetivo de que o CS aprove uma resolução em favor de Guaidó.

Antes da reunião, um rascunho da resolução foi divulgada. "Como as condições na República da Venezuela continuam a se deteriorar, o Conselho de Segurança expressa seu apoio total à Assembleia Nacional como a única instituição eleita democraticamente no país".

Uma aprovação da resolução implicaria no reconhecimento tácito de Guaidó como chefe de Estado da Venezuela.

A declaração pede ainda "o início imediato de um processo político que leve a eleições livres e justas com observação eleitoral internacional no mínimo prazo possível".

No entanto, a Rússia, que tem poder de veto no CS e é um dos principais aliados de Maduro, rejeitou a resolução de antemão.

Na reunião, o embaixador russo junto à ONU, Vassily Nebenzia, acusou os EUA de fomentarem um golpe de Estado na Venezuela.

"A Venezuela não representa uma ameaça à paz e à segurança. O que representa uma ameaça para a paz é a tentativa vergonhosa e agressiva dos EUA e de seus aliados de derrubar o presidente da Venezuela, legitimamente eleito", afirmou.

"Os EUA nunca mudaram sua forma de ver a América Latina, sua zona de interesse exclusiva, o pátio onde podem fazer o que lhes dá vontade", acrescentou.

O Reino Unido afirmou, por sua vez, que "o socialismo de Maduro destruiu o país", enquanto o Peru lamentou "a ruptura da ordem constitucional que deu lugar a uma grave crise".

Mais cedo neste sábado, os governos de Espanha, França, Alemanha e Reino Unido afirmaram que estão dispostos reconhecer Guaidó como presidente interino caso Maduro não convoque eleições no prazo de oito dias semana.

Já a UE ameaçou aplicar sanções contra o regime Maduro, sob condições semelhantes. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório