Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governador da Virginia é pressionado a renunciar após foto racista

Ralph Northam se desculpou por imagem, registrada em 1984

Governador da Virginia é pressionado a renunciar após foto racista
Notícias ao Minuto Brasil

12:39 - 03/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O governador do estado norte-americano da Virginia, o democrata Ralph Northam, pediu desculpas por uma foto racista que constava em seu anuário universitário. No entanto, a imprensa americana não acredita que a atitude vai convencer a opinião pública.

Personalidades importantes do partido dele, como Joe Biden, Elizabeth Warren e Kamala Harris, exigem sua renúncia, mas ele diz que não o fará.

Já o presidente americano, Donald Trump, do partido republicano, também condenou duramente o governador: "Iimperdoável", escreveu no Twitter.

A imagem, de 1984, retrata dois homens: um com o rosto pintado de graxa, simulando um negro, e outro, ao lado, com vestimentas e capuz usados pelos membros da Ku Klux Klan (KKK), grupo de supremacia branca conhecido por ações racistas nos EUA. A foto está no livro anual dos alunos do curso de Medicina da Eastern Virginia Medical School, em uma página onde constam fotos do político quando jovem e uma citação: "Neste mundo há mais bêbados velhos do que médicos velhos, por isso acho que vou beber outra cerveja".

+ Papa inicia neste domingo viagem inédita à península árabe

+ Grávida de 8 meses é baleada no rosto por filho de 4 anos

Northam disse estar "profundamente" triste e prometeu trabalhar para remediar os danos causados pela imagem. Mas o governador não deu detalhes sobre qual dos homens na foto seria ele - apesar de admitir que está no retrato.

"Estou profundamente arrependido pela decisão que tomei ao aparecer como apareço nesta fotografia e pela dor que essa decisão provocou à altura e agora", afirmou, em um comunicado, na última sexta-feira (1º).

No entanto, um dia depois (2), diante da pressão, ele mudou de ideia. "Desde meu comunicado de ontem, refleti com minha família e meus ex-colegas de faculdade, e cheguei à conclusão que não sou a pessoa na foto", afirmou.

Campo obrigatório