Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Contra Trump, governadora do Novo México retira tropas da fronteira

Michelle Lujan Grisham disse que seu estado "não se prestará à farsa presidencial de alarmismo fronteiriço fazendo mau uso" das tropas

Contra Trump, governadora do Novo México retira tropas da fronteira
Notícias ao Minuto Brasil

17:25 - 07/02/19 por Folhapress

Mundo 'farsa presidencial'

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, anunciou a retirada da maior parte das tropas da Guarda Nacional, que estão sob seu comando, na fronteira com o México.

A democrata Grisham, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, disse em um comunicado na noite de terça-feira (6) que seu estado "não se prestará à farsa presidencial de alarmismo fronteiriço fazendo mau uso" das tropas.

"Repudio o argumento federal de que existe uma assoladora crise de segurança nacional na fronteira sul, ao longo da qual se encontram algumas das comunidades mais seguras do país", disse.

+ Skatista se distrai com celular e leva tombo homérico

+ Europa não vai reabrir acordo do brexit, repete líder a Theresa May

O presidente Donald Trump insiste em que a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México, uma promessa de campanha, é o primeiro passo para solucionar o que chama de crise humanitária na região.

Ao longo dos mais de 3.000 km de fronteira, já foram deslocados uns 4.500 soldados.

Esse número inclui 2.100 membros da Guarda Nacional dos diferentes estados fronteiriços, que operam desde que em abril Trump pediu seu apoio para auxiliar a Patrulha Fronteiriça.

O Novo México tem 94 soldados da Guarda Nacional mobilizados na fronteira e 24 de outros estados, que a governadora mandou retirar.

"Deslocaremos nossos homens e mulheres uniformados apenas quando for necessário e quando sua presença puder marcar uma verdadeira diferença para garantir a segurança pública e aliviar as preocupações humanitárias em nossa fronteira meridional", indicou. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório