Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Amazon acusa dona de tabloide de chantagem com 'nudes'

No início do mês, o dono da Amazon e do The Washington Post comunicou que estava se separando de Mackenzie, com quem ficou casado por 25 anos

Presidente da Amazon acusa dona de tabloide de chantagem com 'nudes'
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 08/02/19 por Folhapress

Mundo Jeff Bezos

Jeff Bezos, presidente da Amazon e homem mais rico do mundo, acusou nesta quinta-feira (7) a empresa que publica o tabloide National Enquirer de chantagem e tentativa de extorsão, em ameaças que envolveriam a publicação de fotos íntimas que ele enviou à namorada, Lauren Sanchez.

Segundo Bezos, 55, representantes de David Pecker, dono da AMI, que publica o tabloide, teriam mandado e-mails ameaçando expor as imagens. O objetivo seria deter a investigação de Bezos sobre como a empresa teria obtido mensagens privadas que trocou com Sanchez, 49, ex-apresentadora de TV.

No início do mês, o dono da Amazon e do The Washington Post comunicou que estava se separando de Mackenzie, com quem ficou casado por 25 anos. No mesmo dia do anúncio, o National Enquirer noticiou sobre o relacionamento de Sanchez e do bilionário, com fotos dos dois juntos e mensagens trocadas por ambos.

+ 'A recreação acabou', diz ministra francesa à Itália

Bezos disse ainda que a empresa queria que o dono da Amazon e do jornal The Washington Post negasse publicamente qualquer motivação política na cobertura de seu divórcio.

Em publicação desta quinta, o bilionário disse que, nas cartas da AMI que ele estava tornando públicas, era possível encontrar "detalhes precisos da proposta de extorsão: eles vão publicar as fotos pessoais a menos que Gavin de Becker [chefe de segurança de Bezos] e eu façamos declarações públicas falsas à imprensa de que 'não temos conhecimento ou base para sugerir que a cobertura da AMI foi motivada politicamente ou influenciada por fatores políticos'."

"As comunicações cimentam a reputação de longo tempo conquistada pela AMI de instrumentalizar privilégios jornalísticos, se escondendo por trás de importantes proteções, e ignorando os princípios e propósitos do verdadeiro jornalismo", disse.

"Claro, eu não quero fotos pessoais publicadas, mas eu também não vou participar de sua prática bem conhecida de chantagem, favores políticos, ataques políticos e corrupção."

+ Caminhões com ajuda humanitária chegam à fronteira da Venezuela

O empresário disse que preferiu expor a situação e acompanhar o desenrolar da história do que acatar a tentativa de chantagem.

Em um dos e-mails publicados por Bezos, um dos editores do National Enquirer, Dylan Howard, parece sugerir que o tabloide publicaria fotos reveladoras do dono da Amazon e de Sanchez.

Na mensagem, Howard diz que para "agilizar a situação, e com The Washington Post pronto para publicar rumores infundados sobre a reportagem inicial do The National Enquirer, eu queria descrever as fotos obtidas durante nossa coleta de informações". Para Bezos, "nenhum editor teria prazer em enviar esse email. Eu espero que o senso comum possa prevalecer -e rapidamente."

Na rede, Bezos escreveu que a AMI ainda afirmou que o conteúdo das fotos teria valor noticioso, pois colocaria em xeque  a capacidade de julgamento e decisão de Bezos sobre os negócios frente aos acionistas da Amazon.

Não é a primeira controvérsia envolvendo o tabloide. Bezos citou os casos envolvendo o presidente Donald Trump.

Em dezembro, a AMI fechou um acordo com a procuradoria federal americana em uma investigação envolvendo o pagamento a duas mulheres que diziam ter tido um caso com o presidente Donald Trump, em episódio investigado por supostamente violar regras de financiamento de campanha eleitoral no país.

A AMI admitiu que o pagamento de US$ 150 mil à ex-modelo da Playboy Karen McDougal, em agosto de 2016, foi feito em coordenação com a campanha de Trump e tinha intenção de evitar acusações ao candidato. McDougal afirma ter tido um caso com Trump em 2006 e contou a história ao National  Enquirer, que, embora tenha pagado a ela o valor combinado, não publicou a reportagem.

+ Europa não vai reabrir acordo do brexit, repete líder a Theresa May

A empresa também esteve envolvida nos estágios iniciais da negociação de Michael Cohen, ex-advogado de Trump, com Stormy Daniels, ex-atriz pornô que também afirma ter tido um caso com o presidente americano em 2006. A AMI diz que não pagou à ex-atriz pornô, mas que notificou ao ex-advogado de Trump de que ela estava tentando vender sua história ao tabloide.

A AMI não quis comentar sobre o caso. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório