Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juan Guaidó convoca novo protesto contra Maduro

Opositor fez apelo a militares para liberarem a entrada de ajuda

Juan Guaidó convoca novo protesto contra Maduro
Notícias ao Minuto Brasil

22:39 - 08/02/19 por ANSA

Mundo Tensão

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, convocou nesta sexta (8) todos os venezuelanos para saírem às ruas do país na próxima terça-feira (12) para exigir o fim da "usurpação" de Nicolás Maduro no poder.

"Em 12 de fevereiro, toda a Venezuela volta às ruas, às 10h da manhã, para exigir a saída definitiva. Vamos continuar até conseguirmos nosso objetivo", disse o presidente da Assembleia Nacional venezuelana durante um evento com estudantes da Universidade Central em Caracas. Pouco tempo depois, o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano, pró-Maduro, declarou que Guaidó cometeu uma "usurpação" para ter poder e "exercer funções relativas à Presidência da República".

+ Relator da ONU considera inconstitucionais medidas contra Guaidó

Nesta manhã, o líder opositor chegou a pedir novamente aos militares venezuelanos para permitirem a entrada de ajuda humanitária no país. Os caminhões carregados de suprimentos estão chegando desde ontem (7) em Cúcuta, na Colômbia, que faz fronteira com o estado de Táchira, na Venezuela.

"Sabemos que os senhores também são vítimas desta emergência, está na mão de vocês permitir que suas famílias recebam ajuda humanitária", disse Guaidó às Forças Armadas em um vídeo publicado no Twitter.   

+ Não somos mendigos, diz Maduro ao rejeitar ajuda vinda dos EUA

Na filmagem, o autoproclamado presidente diz esperar que "a entrada não seja impedida por cúmplices do usurpador". "Essa ajuda não será e nem pode ser isolada. Entrará no nosso país de forma constante através do que chamados de 'corredor humanitário'", finalizou. (ANSA)

Campo obrigatório