Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Elizabeth Warren lança pré-candidatura à Casa Branca

Senadora de 69 anos deve disputar votos com Bernie Sanders

Elizabeth Warren lança pré-candidatura à Casa Branca
Notícias ao Minuto Brasil

16:37 - 09/02/19 por Ansa

Mundo Senadores

A senadora Elizabeth Warren, 69 anos, lançou neste sábado (9) sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.

Identificada com as alas mais à esquerda da legenda progressista, Warren confirmou sua entrada na disputa pela Casa Branca em Lawrence, cidade operária de seu estado, Massachusetts.

+ Ministros divergem sobre educação sexual em escolas

+ Bolsonaro melhora, tira sonda e dreno e retoma despachos no hospital

O local escolhido por ela para iniciar a campanha é um moinho onde, há 100 anos, trabalhadores - em sua maioria imigrantes - realizaram uma greve. Em dezembro passado, Warren já havia criado um "comitê exploratório" para iniciar a arrecadação de doações eleitorais.

A senadora por Massachusetts ganhou notoriedade uma década atrás, durante a crise do subprime, quando batalhou por mais proteção aos consumidores e fez críticas ferozes a Wall Street. Ela aposta na bandeira da luta contra a desigualdade social para se destacar nas concorridas primárias democratas.

Warren deve disputar o mesmo eleitorado do senador por Vermont Bernie Sanders, que ainda não confirmou se concorrerá à Presidência em 2020. Nas eleições de 2016, a senadora decepcionou os entusiastas do colega ao não apoiá-lo na disputa contra Hillary Clinton.

Ela propôs recentemente aumentar a taxação sobre os "ultramilionários", o que atingiria os 75 mil indivíduos mais ricos dos Estados Unidos. Apesar disso, garante acreditar no capitalismo, enquanto Sanders se diz "socialista-democrático".

Outros nomes fortes nas primárias democratas devem ser a senadora pela Califórnia Kamala Harris, que já lançou sua pré-candidatura, e o ex-vice-presidente Joe Biden, que em dezembro afirmou ser a "pessoa mais qualificada" para governar os EUA. (ANSA)

Campo obrigatório