Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Traficante El Chapo é condenado e pode pegar prisão perpétua

A condenação encerra um reinado de violência e corrupção de um traficante que passou anos escapando da lei

Traficante El Chapo é condenado e pode pegar prisão perpétua
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 13/02/19 por Folhapress

Mundo Julgamento

O traficante mexicano Joaquín Guzmnán Loera, conhecido como El Chapo, foi considerado culpado nesta terça-feira (12) por dez acusações criminais, entre elas tráfico de drogas, e agora pode ser sentenciado à prisão perpétua, no fim de um julgamento que durou quase três meses em Nova York.

A condenação encerra um reinado de violência e corrupção de um traficante que passou anos escapando da lei enquanto continuava acumulando poder e riqueza com o império que construiu ao longo dos anos e por meio do qual enviou toneladas de drogas aos Estados Unidos.

+ Câmeras de rodovia podem ajudar a desvendar acidente com Boechat

+ Congresso dos EUA chega a acordo prévio para evitar novo shutdown

El Chapo ficou conhecido pelo alcance do Cartel de Sinaloa, que, segundo os procuradores responsáveis pelas acusações, era a "maior e mais prolífica organização de tráfico de drogas do mundo".

Ele também protagonizou fugas ousadas de prisões mexicanas, entre elas vez em que escapou de um presídio de segurança máxima, em 2015, após cavar um túnel de dentro de sua cela.

O criminoso foi perseguido e preso novamente, e então extraditado aos EUA, onde enfrentava diversas acusações federais em vários locais.

A decisão do júri foi tomada depois de mais de uma semana de deliberações na corte distrital federal do Brooklyn, onde os procuradores apresentaram inúmeras evidências contra o líder do cartel, entre elas depoimentos de 56 testemunhas - 14 das quais trabalharam com El Chapo em algum momento. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório