Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália reabrirá polêmico centro de detenção de migrantes

Campo fica na Ilha Christmas, a 2,5 mil km do país

Austrália reabrirá polêmico centro de detenção de migrantes
Notícias ao Minuto Brasil

14:58 - 13/02/19 por ANSA

Mundo Campo

O primeiro-ministro da Austrália, o conservador Scott Morrison, anunciou nesta quarta-feira (13) a reabertura de um controverso centro de detenção de migrantes na Ilha Christmas, situada a 2,5 mil quilômetros da costa do país.   

A decisão foi tomada após o governo ter sofrido uma dura derrota no Parlamento, que aprovou um projeto de lei que facilita o acesso de solicitantes de refúgio a tratamentos médicos. Segundo o premier, a iniciativa "enfraquecerá" as rígidas políticas antimigrantes da Austrália.   

Desde 2013, o país envia solicitantes de refúgio que chegam em embarcações clandestinas para a ilha de Manus, na Papua Nova Guiné, e para o Estado insular de Nauru. Anteriormente, eles eram mantidos em Christmas.   

+ Jornalistas franceses usavam grupo para assediar mulheres

A Austrália é signatária da Convenção das Nações Unidas sobre Refugiados, que proíbe a manutenção de solicitantes de refúgio em centros de detenção. Christmas também costumava ser destino de traficantes de seres humanos que levavam migrantes forçados da Ásia, da África e do Oriente Médio a partir da Indonésia.   

"Meu trabalho é fazer tudo o que estiver em meu poder para garantir que o que o Parlamento fez para enfraquecer nossas fronteiras não resulte em barcos vindo para a Austrália", disse Morrison. Essa foi apenas a quinta vez na história que o Legislativo australiano aprovou uma lei à revelia do governo.  (ANSA)

Leia também: Quatro crianças são achadas desnutridas, duas presas em uma jaula

Campo obrigatório