Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senador quer que dinheiro de 'El Chapo' financie muro de Trump

Se não pode ser o México a pagar, talvez se possa usar dinheiro de um cartel

Senador quer que dinheiro de 'El Chapo' financie muro de Trump
Notícias ao Minuto Brasil

14:05 - 14/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo ted cruz

O senador norte-americado Ted Cruz, do Texas, tem uma proposta para o muro que Trump prometeu construir na fronteira com o México, com a garantia de que seria pago pelos mexicanos: usar o dinheiro de 'El Chapo'.

Joaquin 'El Chapo' Guzmán, um dos mais famosos traficantes de droga do México, e do mundo, foi considerado culpado nessa terça-feira (12)  por dez crimes, arriscando uma pena de prisão perpétua.

'El Chapo', célebre também pelas suas fugas de cadeias, teria conseguido juntar quantias absurdas de dinheiro durante os anos em que geriu um dos cartéis de droga mais perigosos do mundo, o de Sinaloa.

As autoridades procuram pelos 14 bilhões de dólares que acreditam que ainda estariam em posse de 'El Chapo' e pessoas que são próximas.

+ Juíza diz que ex-assessor de Trump mentiu ao FBI e anula acordo

Ted Cruz defendeu publicamente que este dinheiro poderia ser usado para construir o muro que é a principal promessa de campanha de Donald Trump.

O financiamento do muro causou o 'shutdown' - paralisação parcial dos serviços federais. Sob a presidência de Trump, os EUA atingiriam o mais longo shutdown da história (35 dias). 

Ted Cruz, que chegou a disputar contra Donald Trump as primárias republicanas, tornou-se nos últimos anos um defensor de Trump.

Campo obrigatório