Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel: Netanyahu renuncia a cargo de ministro das Relações Exteriores

Renúncia veio após um grupo ativista chamado Movimento Por Um Governo de Qualidade ir aos tribunais pedir que o premiê deixasse de atuar como chanceler

Israel: Netanyahu renuncia a cargo de ministro das Relações Exteriores
Notícias ao Minuto Brasil

15:24 - 17/02/19 por Folhapress

Mundo cedeu

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, renunciou ao cargo de ministro das Relações Exteriores neste domingo (17) e indicou o ministro da Inteligência, Israel Katz, para substituí-lo.

Netanyahu ocupava o cargo desde 2015. A renúncia veio após um grupo ativista chamado Movimento Por Um Governo de Qualidade ir aos tribunais pedir que o premiê deixasse de atuar como chanceler.

Netanyahu acumula ainda o cargo de ministro da Saúde e da Defesa, pasta que assumiu em novembro depois da saída de Avigdor Lieberman, que já foi seu parceiro de coalizão.

+ Quase 2 mil franceses evacuados por causa de bomba da 2ª Guerra Mundial

O grupo ativista argumenta que a carga de trabalho do premiê é insustentável e que isso prejudicaria um ministério das Relações Exteriores envolvido em disputas orçamentárias.

Defensores do premiê destacam as relações pessoais que ele tem com líderes dos Estados Unidos e da Rússia e as viagens regulares que faz ao exterior.

Oficiais do governo afirmaram que Katz, que também é ministro dos Transportes, ficará à frente das Relações Exteriores durante as eleições parlamentares previstas para 9 de abril. Assim como Netanyahu, Katz é membro do partido direitista Likud.

"Junto com o primeiro-ministro, continuaremos a liderar a política externa do Estado de Israel para novas conquistas", disse Katz, 63, em uma rede social. Ele é contrário à criação de um Estado palestino e considera que não existem condições para encerrar o conflito entre Israel e Palestina. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório