Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro barra entrada de deputados da UE na Venezuela

Delegação havia sido convidada pela Assembleia Nacional

Maduro barra entrada de deputados da UE na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

15:16 - 18/02/19 por ANSA

Mundo Delegação

O governo da Venezuela proibiu neste domingo (17) uma delegação de deputados da União Europeia de entrar no país. O grupo havia sido convidado pela Assembleia Nacional, presidida por Juan Guaidó, e foi bloqueado no aeroporto internacional de Caracas.

A delegação, proveniente de Madri, era formada pelos eurodeputados Esteban González Pons, Gabriel Mato, Esther de Lange, José Ingacio Salafranca Sánchez-Neyra e Juan Salafranca, todos eles membros do conservador Partido Popular Europeu (PPE).

"Depois de alguns procedimentos, nos comunicaram que o Ministério das Relações Exteriores havia proibido nossa entrada no país, sem explicar os motivos", disse Salafranca. Em seguida, o grupo embarcou novamente para Madri.

+ Representante de Guaidó descarta retirada da Venezuela da OEA

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou nas redes sociais que os eurodeputados queriam visitar o país com "fins conspiratórios". "O governo constitucional da Venezuela não permitirá que a extrema direita europeia perturbe a paz e a estabilidade do país com mais uma ingerência", declarou.

O presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, afirmou que a medida tomada por Caracas "comprova mais uma vez" que o presidente Nicolás Maduro é um "ditador". "Espero que o Conselho da União Europeia adote medidas em resposta a mais esse ultraje", disse ele, que é membro do PPE.

Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero, ressaltou que o veto aos eurodeputados "não ajuda na busca de uma solução". "A abertura ao diálogo é uma condição imprescindível para superar a gravíssima crise política e institucional na Venezuela", afirmou. (ANSA)

Leia também: Vaticano discute nesta semana abusos cometidos por religiosos

Campo obrigatório