Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pelo menos 24 mortos em duplo atentado em Idlib, na Síria

Entre eles, 16 civis

Pelo menos 24 mortos em duplo atentado em Idlib, na Síria
Notícias ao Minuto Brasil

16:31 - 18/02/19 por Lusa

Mundo Observatório

Pelo menos 24 pessoas morreram nesta segunda-feira (18) em duas explosões consecutivas na cidade de Idlib, dominada pela organização 'jihadista' Hayat Tahrir al-Sham (HTS), no noroeste da Síria, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Entre as vítimas, 16 são civis. 

Dominada pelo ex-braço sírio da Al-Qaida, a HTS controla praticamente toda a região de Idlib, que conta também com alguns rebeldes enfraquecidos e células adormecidas de 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Hoje, uma bomba escondida em um carro explodiu na capital da província, segundo o OSDH. "Quando as pessoas se juntaram e as ambulâncias chegaram, explodiu uma motocicleta", adiantou.

O duplo atentado ocorreu numa rua onde se encontra um "conselho local" gerido por um "governo de salvação", a instância administrativa criada pela HTS para governar os seus territórios, indicou o OSDH.

+ Síria: Reino Unido rejeita apelo de Trump para repatriar jihadistas

Em 18 de janeiro, pelo menos 11 pessoas, sete das quais 'jihadistas', foram mortos num ataque visando a HTS naquela província. A província de Idlib foi durante muito tempo palco de combates entre 'jihadistas' e rebeldes.

A região e os territórios adjacentes são igualmente objeto de um acordo russo-turco sobre uma "zona desmilitarizada", que lhes permitiu evitarem uma vasta ofensiva militar do regime sírio de Bashar al-Assad.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, já causou mais de 360.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório