Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

México vai converter ilha-prisão em centro educativo e cultural

Esta é a única ilha-prisão ainda em funcionamento no continente americano

México vai converter ilha-prisão em centro educativo e cultural
Notícias ao Minuto Brasil

18:50 - 18/02/19 por Lusa

Mundo Decisão

A prisão existente em uma das ilhas do arquipélago Islas Marías, no México, vai ser convertida em um centro educativo e cultural, anunciou nesta segunda-feira (18) o presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador.

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e atravessou o século XX com sucessivas histórias de brutalidade e de detenções políticas, sendo agora encerrado, por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas, adotando o nome do escritor e ativista político e do romance que escreveu quando esteve lá preso.

Dos cerca de 600 reclusos "de baixa periculosidade" que ainda permanecem na prisão, 200 serão libertados e os restantes serão transferidos para outros locais.

+ Haiti volta a mergulhar em onda de protestos violentos e crise política

"Estes modelos de punição devem desaparecer. Não esqueçamos que um dos dirigentes mais importantes do nosso tempo, Nelson Mandela, esteve 27 anos preso e na maior parte do tempo foi recluso em uma ilha", afirmou o presidente mexicano em uma coletiva de imprensa.

Segundo Andres Manuel Lopez Obrador, o objetivo é que a ilha seja aproveitada no futuro por crianças e jovens, com um centro cultural vocacionado para o "conhecimento sobre o meio ambiente e a natureza".

Esta é a única ilha-prisão ainda em funcionamento no continente americano, depois do Panamá ter encerrado o complexo penal da ilha Coiba em 2004. Com informações da Lusa. 

Leia também: Maduro barra entrada de deputados da UE na Venezuela

Campo obrigatório