Meteorologia

  • 01 AGOSTO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Premier do Paquistão ameaça 'represália' contra Índia

Países disputam a posse da região da Caxemira

Premier do Paquistão ameaça 'represália' contra Índia
Notícias ao Minuto Brasil

16:38 - 19/02/19 por ANSA

Mundo Briga

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, ameaçou nesta terça-feira (19) responder com uma "represália" a eventuais ataques da Índia, em meio à escalada da tensão entre os dois países por causa da Caxemira.

Nos últimos dias, ataques contra soldados indianos por parte de rebeldes deixaram mais de 40 mortos na região, e Nova Délhi acusa militantes paquistaneses pelos atentados.

"Se vocês estão pensando em lançar um ataque contra o Paquistão, para o Paquistão não restará outra opção que não seja responder com uma represália", disse Khan, que exigiu provas do envolvimento paquistanês nos atentados contra o Exército indiano.

+ Exército venezuelano jura lealdade 'inflexível' a Nicolas Maduro

Em seguida, o primeiro-ministro abaixou o tom e convidou o país vizinho a resolver todas as disputas por meio do diálogo. "Se no Afeganistão, depois de 17 anos, o mundo inteiro percebeu que a opção militar não é uma solução, então a Índia não deveria estar discutindo isso? Todos sabemos que começar uma guerra é fácil, mas colocar fim nela foge ao poder do homem", acrescentou.

Os ataques na Caxemira foram atribuídos ao grupo islâmico Jaish-e-Mohammad, que tem sede no Paquistão e luta pela independência da região, cuja maioria é muçulmana. A Caxemira é dividida entre as duas potências nucleares, mas reivindicada em sua integridade por ambas. (ANSA)

Leia também: Saída da UE provoca 'declínio palpável' da influência britânica na ONU

Campo obrigatório